Quem acompanhou de perto o desenrolar da crise que quase derrubou do cargo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, não entendeu a guinada no comportamento do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Depois de passar dias fustigando Prates tanto publicamente como nos bastidores do governo, Silveira recuou e passou a elogiar o CEO da estatal, diminuindo a pressão por sua saída.

Em uma entrevista coletiva na quarta-feira (9), ele disse ter o “mais profundo respeito e admiração” pelo presidente da Petrobras. “Tenho carinho e profundo respeito pelo ser humano que ele é.”

Aos aliados que o questionaram sobre a razão dessa guinada, o ministro não deu nenhuma explicação mais aprofundada. Mas os movimentos em torno dele nos últimos dias não passaram despercebidos – especialmente os do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Patrocinador político da indicação de Silveira para o ministério de Lula, Pacheco falou diretamente com ele para puxar o freio e parar com as pressão sobre Prates, no início da semana. Também aproveitou uma reunião com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) para dizer que ele, Pacheco, considerava o trabalho de Prates bom e que não via razões para a troca.

Àquela altura, vários senadores tinham pedido a Pacheco para pedir que poupassem o presidente da Petrobras. Um deles com peso especial – Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), talvez o mais próximo aliado de Pacheco na Casa e seu potencial substituto na presidência do Senado.

Na descrição de um interlocutor de ambos, Prates, que assumiu uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Norte em 2019 depois que a titular, Fátima Bezerra (PT), se elegeu governadora, havia procurado alguns antigos colegas para “cobrar favores antigos”.

No caso de Alcolumbre, nem tão antigos assim. O senador pelo Amapá e o presidente da Petrobras são aliados na disputa interna do governo pela liberação da exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira, em alto-mar no território amapaense.

Pesou, ainda, na disputa, o mal-estar gerado por um “dossiê” que circulou via WhatsApp com uma relação de “promessas não cumpridas” de Prates em relação a outros integrantes do governo. Divulgada pelo repórter Caio Junqueira na CNN Brasil, a lista foi classificada como “jogo pesado” até mesmo entre aliados mais próximos de Silveira em Minas Gerais, que passaram a temer os efeitos de um revide do próprio Prates contra o grupo deles no governo.

Nos bastidores, Pacheco e esses aliados chegaram à conclusão de que, como Lula estava demorando a definir a situação do CEO da Petrobras, Silveira corria o risco de ficar sozinho em uma guerra de dossiês e acusações no governo, com consequências imprevisíveis.

Pareceu a Pacheco que Silveira estava arriscando demais ao seguir a linha que o próprio Lula lhe indicara antes de o ministro dar entrevista à Folha de S. Paulo admitindo o conflito com Prates e dizendo que não abriria mão de sua autoridade como ministro sobre a estatal.

De acordo com interlocutores de Silveira, o presidente da República estava insatisfeito com o desempenho do dirigente e o autorizara a “botar pressão” sobre o presidente da Petrobras.

Depois das declarações do ministro, Prates deu outra entrevista, à colunista Mônica Bergamo, da Folha, anunciando que ia pedir a Lula uma audiência para questionar o presidente sobre sua situação na Petrobras. A atitude foi muito mal recebida pelo presidente, que não gosta de ser emparedado, e até hoje não recebeu Prates.

Ainda assim, auxiliares de Lula afirmam que a permanência do CEO no comando da empresa é mais provável hoje do que na semana passada. E que também pesou bastante nessa equação o esforço do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que teve duas reuniões com o presidente da República desde o início da crise para falar do abalo na petroleira e da discussão sobre o pagamento dos dividendos extraordinários, que ainda estão pendentes de uma resolução.

Haddad prefere Prates a Silveira e mais ainda a Aloizio Mercadante, cotado para comandar a Petrobras caso Lula realmente decida trocar seu presidente.

A pressão do mercado financeiro, que também não vê Mercadante com bons olhos – e vê a possibilidade de uma troca de comando representar um avanço do intervencionismo do governo sobre a companhia – , também teve um efeito significativo. A própria crise na empresa, criada por uma disputa de poder entre os membros da gestão Lula, também assustou os investidores que detêm grandes lotes de ações da companhia.

Tudo somado, sobraram poucas opções a Silveira a não ser a de recuar. Quem conhece o ministro, porém, aposta que é só uma trégua em uma guerra que pode durar todo o governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *