A confiança dos empresários brasileiros caiu novamente em novembro, divulgou nesta quarta-feira (01/12) a Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com a entidade, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) recuou para 97 pontos, e ficou abaixo da linha que marca o otimismo (100).

O cenário de piora das expectativas (100,3 para 95,8 pontos) foi apontado como o principal responsável pela queda em comparação a outubro, considerda pelos analistas “a maior desde março deste ano quando era grande o medo do impacto da segunda onda de Covid-19 sobre a economia”, explicou Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do FGV Ibre.

Atualmente, a preocupação maior é a própria economia, que se encontra em fase de desaceleração devido à inflação elevada e ao aperto monetário que vem sendo conduzido pelo Banco Central para contê-la, analisou a FGV.

A queda também foi identificada em relação à percepção sobre a situação atual, de 99,5 para 97 pontos. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices dos quatro setores analisados pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. Isso significa que todos esses grandes setores registraram queda na confiança em novembro, sendo a maior no comércio, seguida pelos setores da indústria e serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *