O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) declinou 0,64% no mês de setembro, depois de uma alta de 0,66% registrada em agosto. As informações foram divulgadas pela Fundação Getulio Vargas. Essa é a primeira deflação desde fevereiro de 2020, além de marcar a menor taxa mensal desde agosto de 2019 (-0,67%).

A chamada “inflação do aluguel” acumula alta, portanto, de 16% ao ano e de 24,86% ao longo de 12 meses. A deflação do IGP-M no mês de setembro foi explicada pelo recuo do preço do minério de ferro – uma queda mais intensa do que a esperada pelo mercado.

“A queda de 21,74% registrada no preço desta commodity foi a principal contribuição para o resultado do índice. Sem o minério de ferro, o IGP-M teria registrado alta de 2,37% em agosto e de 1,21% em setembro”, afirmou André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.

O IGP-M da FGV também é conhecido como ‘inflação do aluguel’, já que serve de parâmetro para reajustar os contratos de locação residencial. O índice também acompanha os custos de produtos primários, de matérias-primas e dos insumos utilizados na construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *