O efeito da alta do custo da energia elétrica já é sentido pelos brasileiros na hora de comprar alimentos. Devido à crise hídrica enfrentada pelo Brasil, o preço da energia residencial acumulou uma alta de 10,6% em 2021 e de 21% em 12 meses até o mês de agosto, informa o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Até mesmo o preço do frango está sendo impactado pelo aumento da conta de luz. A Apas (Associação Paulista de Supermercados) divulgou que o frango ficou 8,6% mais caro nos supermercados paulistanos somente em agosto. Porém, desde janeiro, a alta acumulada ficou em 21,42% e, em 12 meses, de 40,44%.

Isso significa que frango supera em aumento de preços a carne bovina, que teve alta de 0,15% em agosto e de 36% no acumulado de um ano. O impacto também é sentido no preço dos ovos de galinha, com alta de 1,46% em agosto e de mais de 20% em 12 meses.

“O caso do frango exemplifica o efeito dominó causado pelos aumentos da bandeira tarifária, já que a energia elétrica é fundamental para a criação de aves”, afirma o economista da Apas, Diego Pereira.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *