A população brasileira é de 213,3 milhões em 2021, segundo a mais recente estimativa divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número indica que houve um crescimento de 0,74% na comparação com 2020, quando foram contabilizadas 211,8 milhões de pessoas.

A nova estimativa da população, no entanto, não incorpora os feitos da pandemia da Covid-19.

“Os efeitos da pandemia da Covid-19 no efetivo populacional não foram incorporados nesta projeção, devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo”, informou o IBGE.

A contagem foi feita em todos os 5.570 municípios brasileiros. A informação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (27/8) e será utilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

O gerente de Estimativas e Projeções de População do IBGE, Márcio Mitsuo Minamiguchi, explicou que dados preliminares do Registro Civil e do Ministério da Saúde apontam para um excesso de mortes, principalmente entre idosos, e uma diminuição dos nascimentos.

“Embora a gente não tenha incorporado, certamente a pandemia não provocou uma queda na população. Uma redução da população de um ano para outro não ocorreu. O que pode acontecer na verdade com certas mudanças de comportamento é antecipar tendências, como por exemplo a diminuição da população lá pra frente”, disse o pesquisador.

No período pandêmico, as mortes impactam mais que os nascimentos, mas quando se pensa no “processo de mais longo prazo o comportamento reprodutivo é que vai mesmo impactar, tanto na questão do envelhecimento da população como na questão do crescimento”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *