Nem todos os países do mundo se desenvolveram economicamente da mesma maneira. Uma série de mapas produzida pelo site HowMuch.net mostra o tamanho da diferença entre as nações nos dias de hoje. 

A base para a construção dos mapas foi o mais recente anuário estatístico da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cada país ganhou uma cor de acordo com seu nível de desenvolvimento. Os considerados desenvolvidos aparecem em verde, as nações em desenvolvimento receberam a cor laranja, as economias em transição são amarelas e as mais atrasadas estão em vermelho.

Mapa do desenvolvimento econômico

A maior parte dos países desenvolvidos é ocidental, com apenas duas exceções: Japão e Israel. “Ambos foram beneficiados pelos estreitos vínculos econômicos e políticos com os Estados Unidos, a maior economia mundial”, comenta o site.

Mapa do desenvolvimento econômico 2

Howmuch.net

Mapa do desenvolvimento econômico 4

Mapa do desenvolvimento econômico

Já os países em transição, que trocaram economias mais centralizadoras para uma economia de mercado, estão geograficamente mais próximos da Rússia — uma consequência do fim da União Soviética.

Howmuch.net

Mapa do desenvolvimento econômico 5

As economias em desenvolvimento são as mais numerosas. Todos os países latinos e do caribe se encaixam nessa definição, com exceção do Haiti. Já os países com o maior nível de atraso econômico estão, em sua maior parte, na África.

Mapa do desenvolvimento econômico 7

Howmuch.net

Mapa do desenvolvimento econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *