As estimativas para o índice de inflação oficial do Brasil, o IPCA, avançaram pela décima semana consecutiva no Relatório Focus, para 6,59%. O índice significa que a projeção neste ano já corresponde a quase o dobro da meta da inflação pelo Banco Central, que é de 3,5% com tolerância de 1,5 ponto percentual.

O levantamento coletado pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras ainda aponta um aumento na expectativa para a Taxa Selic, de 12,75% para 13,00%, e para a alta do PIB (Produto Interno Bruto), de 0,49% para 0,50%. Quanto ao câmbio, a previsão para dezembro permaneceu o mesmo (US$ 1 = R$ 5,30). As projeções para 2024 e 2025 para inflação, juros, crescimento da economia e dólar permaneceram as mesmas.

O Relatório Focus foi publicado nesta segunda com duas horas de atraso. De acordo o Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal), os funcionários decidiram realizar paralisações diárias de quatro horas, de 14h às 18h. A categoria reivindica um reajuste salarial de 26,3% e a reestruturação da carreira de analistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *