Votorantim Cimentos recorrerá da sentença do Cade

economiaA Votorantim Cimentos, uma das empresas condenadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por práticas anticoncorrenciais, afirmou que recorrerá da sentença. O órgão confirmou nesta semana multa de R$ 3,1 bilhões às cimenteiras devido à condenação por formação de cartel. As empresas também terão de vender participações no setor.

Em comunicado publicado em jornais, a empresa diz que a “decisão é injustificada, sem suporte nos fatos e sem base legal”. “O Cade desconsiderou provas inequívocas apresentadas pela defesa e mostrou desconhecimento das características do setor, ignorando questões econômicas e geográficas do país”, afirma o texto.

Segundo a Votorantim, a decisão terá o principal efeito de gerar insegurança para investimentos no próprio setor de cimento e nos setores de infraestrutura e construção no país.

“O Brasil é um dos países com maior concorrência no mercado de cimento, sem barreira de entrada e com mais de 15 grupos produtores”, diz.

No Brasil, o preço médio do produto é menor que na maioria dos grandes países produtores, afirma a empresa, com o preço abaixo da inflação no período de 2005 a 2013.

“A Votorantim Cimentos reafirma seu respeito à lei e sua confiança nas instituições brasileiras. A empresa nega qualquer prática anticoncorrencial, bem como mantém programas de conformidade com a defesa da concorrência em todos os países em que atua”, diz o comunicado.

A companhia manterá seu plano de investimentos, que totaliza R$ 11 bilhões até 2016.

Fonte: UOL

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *