O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) ainda não tem previsão de índices de aumento para aposentados e pensionistas com direito à paridade. São cerca de 115 mil servidores que atendem à paridade no funcionalismo estadual.

Veja simulações salariais: Rioprevidência divulga índices de aumento para aposentados e pensionistas do Estado do Rio sem direito a paridade Entenda: Servidores admitidos antes de 1988 podem receber restituição do Pasep. Veja se tem direito a valores e cuidados a serem tomados

Nesta segunda-feira (dia 29), o Rioprevidência divulgou os percentuais de reajuste anual a serem concedidos a aposentadorias e pensões sem direito à paridade, como prevê a Lei estadual 6.244/2012. Esses inativos e pensionistas não têm direito ao mesmo índice de correção aplicado aos servidores da ativa.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e concursos e receba as principais notícias do dia

Por isso, anualmente, o órgão divulga a tabela de aumento para fins de recomposição da inflação acumulada em 12 meses. Ao fim da matéria, veja simulações com os novos índices de reajustes para diversas faixas salariais.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Descontos e promoções e receba as principais notícias do dia

O reajuste — retroativo a 1º de janeiro de 2024, a ser pago no início de fevereiro — leva em conta a variação do Índice Nacional e Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2023. Os percentuais são variáveis, de acordo com o mês de concessão do benefício e a perda inflacionária sofrida.

Quem já tinha aposentadoria ou pensão até janeiro do ano passado, terá a correção integral da inflação do ano passado, de 3,71%. Cerca de 45 mil pensionistas e inativos têm o benefício reajustado pelo INPC, do total de 160 mil do Estado do Rio.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal INSS, FGTS e seus direitos e receba as principais notícias do dia

Os que passaram a receber o benefício ao longo de 2023 terão a correção proporcional o número de meses em que receberam o pagamento do Rioprevidência.

Leia Mais

Mais recente Próxima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *