O IBGE divulgou nesta sexa-feira (29/4) que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,1% no 1º trimestre de 2022. O índice mostra estabilidade na comparação com o 4º trimestre, com a falta de trabalho ainda atingindo 11,949 milhões de brasileiro. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

A população ocupada, estimada em 95,3 milhões, caiu 0,5% ao longo do trimestee, o que significa 472 mil pessoas a menos no mercado de trabalho. Com isso, o nível da ocupação sofreu a primeira queda em quatro trimestres.

No levantamento anterior, que pesquisou o trimestre encerrado em fevereiro, a taxa de desemprego ficou em 11,2% e atingiu 12 milhões de pessoas. O resultado foi um pouco melhor que o estimado pelo mercado. A projeção indicava uma taxade 11,3% até 11,7% no trimestre encerrado em março.

No entanto, a estabilidade na taxa de desemprego é explicada pelo fato de não haver crescimento na busca por trabalho no trimestre.

“Se olharmos a desocupação em retrospecto, pela série histórica da pesquisa, podemos notar que, no primeiro trimestre, essa população costuma aumentar devido aos desligamentos que há no início ano. O trimestre encerrado em março se diferiu desses padrões”, destacou a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *