Um novo vazamento de dados afetou o sistema de pagamentos instantâneos do Pix, comunicou o Banco Central (BC). Desta vez, a falha envolveu a instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A.
As informações vazadas estão vinculadas a 2.112 chaves de Pix e são de “natureza cadastral” e contêm o nome do usuário, o número de CPF, a instituição de relacionamento e ainda o número da conta.
“Apesar da baixa quantidade de dados envolvidos, o BC sempre adota o princípio da transparência nesse tipo de ocorrência. Como nos casos anteriores, não foram expostos dados sensíveis, a ANPD [Autoridade Nacional de Proteção de Dados] foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas”, comunicou o BC.
Trata-se da terceira ocorrência de vazamento de dados relacionados ao Pix nos últimos meses. O primeiro foi anunciado em setembro de 2021 e envolveu mais de 414 mil chaves Pix vazadas do Banco de Sergipe. Em janeiro, a Acesso Soluções de Pagamento teve dados vinculados a 160 mil chaves de Pix vazados. De acordo com especialistas, a falha é causada diretamente pela instituição financeira envolvida, e não pelo Banco Central.