A fabricante finlandesa de papel e celulose Stora Enso quer fragmentar suas operações. A empresa pretende reorganizar a área de embalagens renováveis em três novas divisões, com o objetivo de aumentar a visibilidade interna e externa de alguns negócios e conseguir focar mais nas estratégias de crescimento.
“Essa mudança remove uma camada organizacional. Queremos mais clareza e transparência dentro e fora do grupo, no que diz respeito aos desafios globais, principalmente, que tivemos na China, na Índia e no Paquistão”, disse Jouko Karvinen, presidente da companhia, em comunicado.
A reorganização será implementada integralmente em 1º de julho, mas depende do sucesso de algumas negociações internas. Mats Nordlander, que hoje chefia a divisão, deixará seu posto. A ideia é realocar o executivo, mas por enquanto não foi definido um segmento para ele assumir.
“Os negócios de biomateriais, soluções para embalagens e materias de consumo têm sido os motores de nosso crescimento”, lembrou Karvinen. “Ajustes em capacidade e custos contínuos mantiveram nossa geração de caixa, mas as áreas de maiores margens ficaram limitadas. Queremos focar nisso agora.”
Ainda segundo o executivo-chefe da Stora Enso, parte da reestruturação faz parte dos esforços da companhia para melhorar sua defesa dos direitos humanos. Para o presidente da finlandesa, resolver questões do tipo é difícil, mas ele garantiu que a empresa sempre será transparente.
Fonte: UOL