Já está valendo hoje o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas na faixa horária de 20h às 6h, inclusive o PIX. As pessoas jurídicas não serão atingidas com a medida.

O cliente pode alterar o limite das transações através dos canais de atendimento digitais. O banco deve estabelecer um prazo mínimo de 24 horas para autorizar o aumento.

Os bancos têm o dever de oferecer aos seus clientes a opção de cadastrar previamente as contas que podem receber transferências de dinheiro acima do limite estabelecido.

O Banco Central estabeleceu o limite de R$ 1 mil do PIX para tornar o sistema mais seguro e reduzir a sua vulnerabilidade a ações de criminosos. Todas as mudanças anunciadas devem entrar em vigor em 16 de novembro deste ano, como o bloqueio preventivo dos recursos em caso de suspeita de fraude e as notificações obrigatórias, que deixam de ser opcionais, sobre transações rejeitadas.

Outro mecanismo adotado é que os bancos deverão definir procedimentos de identificação nos casos de excessivas consultas de chaves PIX, com o objetivo de proteger os dados do usuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *