O Google foi multado hoje (14/9) em quase US$ 176,8 milhões (R$ 922 milhões) pela autoridade responsável pela concorrência na Coreia do Sul. O motivo foi que a empresa teria abusado de uma posição dominante no mercado de aplicativos móveis e sistemas operacionais. Também foram ordenadas medidas corretivas.

A Comissão de Concorrência da Coreia (KFTC) abriu uma investigação contra o Google desde 2016 por ter impedido fabricantes locais de smartphones, incluindo a Samsung, empresa coreana, de desenvolver o sistema operacional Android.

Para o órgão, a gigante americana tem dificultado a competição no mercado devido a um acordo que impede os fabricantes de smartphones de instalar versões modificadas do Android em seus aparelhos, conhecidos como “forks”.

“Por causa disso, os fabricantes de smartphones não puderam lançar produtos inovadores com novos serviços. Como resultado, o Google conseguiu fortalecer sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais móveis”, afirmou a KFTC em um comunicado.

Porém, para o Google, a decisão “vai prejudicar os benefícios desfrutados pelos consumidores”. A empresa americana planeja apelar da decisão, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

Duas semanas atrás, o país asiático proibiu tanto o Google quanto a Apple de forçar desenvolvedore sde aplicativos a usar seus sistemas de pagamento, declarando ilegais seus lucrativos monopólios na App Store e Play Store.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *