A suspensão de importação de carne bovina do Brasil pela China, devido à confirmação de casos atípicos do mal da vaca louca, pode levar a um curto choque, de um ou dois meses. Durante esse período, a ampliação da oferta no mercado interno pode fazer os preços caírem para o consumidor brasileiro. Essa é a avaliação do governo federal.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está investigando casos suspeitos da doença da vaca louca no país. A pasta já confirmou dois caso em frigoríficos de Belo Horizonte (MG) e de Nova Canaã do Norte (MT). Para cumprir os protocolos sanitários, as exportações de carne bovina brasileira para a China estão suspensas.
A possibilidade de a suspensão de importação da carne brasileira pela China impactar as exportações brasileiras também foi debatida pelo governo. Já é possível ver os preços da arroba do boi gordo caindo.
A China é o principal destino da carne bovina do Brasil e responde por mais da metade do total exportado. No último mês de agosto, houve recorde na venda, segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), com receitas de mais de US$ 1,1 bilhão.