A implementação da fase três do open banking vai ficar para outubro. O Banco Central comunicou que a etapa não começará no final deste mês, conforme havia sido anunciado, e anunciou uma nova data: 29 de outubro. A nova fase do sistema permitirá que os clientes compartilhem seus dados bancários com outras instituições, autorizando pagamentos por meio do PIX.
O BC justificou o adiamento devido a “ajustes nas especificações técnicas, que comprometeu o prazo para realização de testes para a certificação das instituições”.
Além do compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento, a terceira fase prevê o encaminhamento de proposta de operação de crédito entre instituições financeiras. Na prática, cliente de um banco poderá autorizar uma instituição a iniciar pagamento em seu nome por meio do PIX e um correspondente bancário a enviar proposta de crédito para o banco de preferência.
O novo cronograma prevê pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição a partir de 15 de fevereiro de 2022 e o pagamento de boletos e com débito em conta a partir de 30 de junho. Já a modalidade de encaminhamento de proposta de crédito começaria em 30 de março de 2022.