O desemprego no Brasil ficou em 14,7% no trimestre de encerrado em abril de 2021, mantendo-se em patamar recorde. Os dados foram divulgados ontem (30/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Existem 14,8, milhões de pessoas desempregadas no país.
“Essa taxa e o contingente de desocupados mantêm o recorde registrado no trimestre encerrado em março, o maior da série desde 2012”, comunicou o IBGE.
No mesmo período de 2020, a taxa de desemprego era menor, de 12,6%. O número de desempregados também aumentou 15,2% na comparação anual e 3,4% na comparação com o trimestre encerrado em janeiro.
O total da população ocupada (85,9 milhões de pessoas) mostra estabilidade em relação ao trimestre anterior, porém está 3,7% abaixo do número que o Brasil registrou no trimestre fechado em abril de 2020, quando ocorreram os primeiros efeitos da pandemia. Na prática, o país tem menos 3,3 milhões de pessoas ocupadas desde o início da pandemia. Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE.