O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em 0,83% no último mês de maio, acima da taxa de abril, que foi de 0,31%. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (9/6). Trata-se da maior alta para um mês de maio desde 1996, quando o índice ficou em 1,22%.

O IPCA mede a inflação oficial do país. Nos últimos 12 meses, o índice subiu 8,06%, percentual bem acima do teto da meta de 5,25% previsto para este ano.

De acordo com os especialistas do IBGE, o indicador de maio foi pressionado pela alta da energia elétrica. Os aumentos nas taxas de serviços de fornecimento de água e esgoto (1,61%), do preço do gás de botijão (1,24%) e do gás encanado (4,58%) também pressionaram o índice.

“A alta de 5,37% da energia elétrica se deve a dois fatores. O primeiro deles foi que em maio passou a vigorar a bandeira tarifária vermelha patamar 1, que trouxe uma diferença grande em relação à bandeira amarela, que estava em vigor de janeiro a abril. O outro fator é a série de reajustes que houve no final de abril em várias concessionárias de energia elétrica”, explicou o gerente da pesquisa Pedro Kislanov.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *