A Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) comunicou que os preços do gás encanado vão subir no estado a partir de hoje. A região atendida pela concessionária Naturgy sofrerá um aumento de até 40%, enquanto na área abastecida pela Comgás será de até 10,2%. Os aumentos atingem consumidores residenciais, comerciais, industriais e motoristas que abastecem carros com GNV.
A Arsesp justificou o aumento acima da inflação com a elevação do preço do gás promovido pela Petrobras no início de maio. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do governo de São Paulo pediu que fossem realizados estudos a fim de reavaliar possíveis medidas para reduzir o impacto aos usuários, e que foi possível reduzir o índice de reajuste em negociação com as companhias.
O restante do repasse de aumento da tarifa será diluído entre os anos de 2022 e 2024. A Comgás aumentará a tarifa em até 9,8% para os consumidores residenciais, até 10,2% para os consumidores comerciais e até 9,7% para os consumidores industriais. Já a Naturgy aplicará um aumento de até 33,3% para os consumidores residenciais, até 15,3% para os consumidores comerciais, até 39,7% para os consumidores industriais e 39,9% nos postos fornecedores do GNV.