A Receita Federal liberou hoje (24/5) as consultas ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base 2020. O primeiro lote será pago a 3,4 milhões de contribuintes. As
restituições serão depositadas em 31 de maio e chegam ao total de R$ 6 bilhões. A RF informou que esse é o maior lote já pago em valor e em quantidade de pessoas.
As consultas podem ser feitas na página da Receita Federal pelo site da RF ou pelo aplicativo do órgão em celulares e tablets. A restituição será paga primeiramente a idosos acima de 80 anos e a quem tem entre 79 e 60 anos. Os contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério vêm em seguida na prioridade.
O primeiro lote será pago no último dia do prazo de entrega do Imposto de Renda, estendido para 31 de maio em razão da pandemia do novo coronavírus.
As restituições de declarações de Imposto de Renda que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas somente após a correção efetuada pelo contribuinte, que deve apresentar comprovação de que sua declaração está correta.