As vendas no varejo em dezembro, mês do Natal, recuaram 6,1% na comparação com novembro. Esta é a queda mais intensa para um mês de dezembro de toda a série histórica, iniciada em 2000. A expectativa do mercado era de recuo de 0,5% na comparação mensal e de avanço de 6% sobre um ano antes.
Em dezembro de 2020, o volume de vendas do comércio varejista caiu 6,1% na comparação com novembro de 2020, na série com ajuste sazonal, após ter variado -0,1%.
As informações foram divulgadas hoje pelo IBGE e fazem parte da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio). Na série sem ajuste sazonal, frente a dezembro de 2019, o comércio varejista teve aumento de 1,2%, sexta taxa positiva consecutiva. O quarto trimestre terminou com recuo de 0,2% das vendas na comparação com os três meses anteriores, depois de salto de 15,5% no terceiro trimestre.
O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explicou que a pandemia impactou diretamente os resultados da PMC ao longo do ano.
“Os resultados da pesquisa costumam ter variações menores, mas com a pandemia, houve uma mudança deste cenário, já que tivemos dois meses (março e abril) de quedas muito grandes”, afirmou no comunicado divulgado pelo IBGE.