O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), suspendeu nesta quarta-feira (3/02) o decreto que colocava todo o estado na fase vermelha, a mais restritiva, do plano de flexibilização econômica aos finais de semana por causa da pandemia do coronavírus.
A medida duraria até 7 de fevereiro, mas deixa de valer já a partir do sábado, dia 6 de fevereiro. Assim, os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, como shoppings, bares e restaurantes, poderão funcionar no período da noite, nos finais semana e feriados a partir dessa data.
Doria alega que as medidas já melhoraram os indicadores de saúde e que, por isso, foram canceladas antes do prazo inicial previsto.
“Tivemos felizmente queda em internações em todo o estado de São Paulo, tanto em leitos primários quanto em leitos de terapia intensiva (UTI), o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana em todo o estado. Tivemos uma diminuição de 11% no número de internações por Covid-19 nos leitos públicos e privados e o governo entende que podemos permitir que as atividades de fim de semana sejam retomadas”, comunicou o governador João Doria.
Ontem (2/02), o estado de SP registava 67% de ocupação dos leitos de UTI, o que representa uma leve queda em comparação à semana anterior, quando o índice estava acima de 70%.