Pela primeira vez em sete meses, a indústria brasileira faturou menos. A confirmação veio da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada hoje (18/01) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O faturamento real do setor caiu 1,2% em novembro de 2020 na comparação com outubro, descontada a inflação.
Em relação a novembro de 2019, o montante vendido pela indústria cresceu 6,8%. No acumulado de janeiro a novembro de 2020, no entanto, o faturamento recuou, com queda de 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Desde maio de 2020, o faturamento da indústria vinha crescendo, após registrar queda recorde em abril devido às medidas de isolamento social mais duras tomadas no início da pandemia de covid-19.
A utilização da capacidade instalada (UCI) também recuou de 80,1% em outubro para 79,9% em novembro. Essa foi a primeira retração desde maio do indicador. Apesar dessa queda, a CNI informou que a UCI permanece acima do registrado em novembro de 2019 (78,3%).
Apesar do recuo em novembro, o setor passa por uma desaceleração e o resultado de apenas um mês é insuficiente para indicar se o ciclo de crescimento acabou, sinalizou a CNI.