A Ford anunciou nesta segunda-feira (11/1) o fechamento de todas as suas fábricas no Brasil. Com isso, se encerra a produção de veículos já neste ano de 2021. A montadora comunicou a decisão seis dias após o presidente Jair Bolsonaro declarar publicamente que o “Brasil está quebrado” e que não “consegue fazer nada”.
Presente no país desde 1919, a multinacional norte-americana manterá apenas o seu Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, em São Paulo.
As fábricas que serão fechadas ficam em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Cinco mil empregos serão afetados. Em Taubaté, por exemplo, onde eram produzidos motores e transmissões, pelo menos 830 funcionários serão demitidos.
Os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas imediatamente assim que terminarem os estoques. Todos os clientes continuarão recebendo assistência de manutenção e garantia, segundo a montadora.
O Brasil país passará a receber modelos importados da Ford, fabricados principalmente nas unidades da Argentina e do Uruguai. Nos últimos meses, a Ford já havia confirmado o lançamento dos modelos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1.