Plano Nacional de Exportação será tema de debates no ENAEX 2015

2Confirmada as presenças dos ministros Armando Monteiro e Joaquim Levy 

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) lançou, ontem (28), em São Paulo, a 34ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2015). O evento abordou o Plano Nacional de Exportações e contou com a presença do secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcelo Maia; do diretor da Câmara Americana (AMCHAM-Brasil), Pedro Santos;e do presidente da AEB, José Augusto de Castro.

A abertura foi feita por Marcelo Maia, que exaltou a importância do Plano Nacional de Exportação para a economia brasileira. Resumidamente, Maia explicou os cinco pilares de atuação do Plano que são: acesso a mercados; ampliação de parcerias por meio da remoção de barreiras; promoção comercial; facilitação do comércio: desburocratização e simplificação dos processos aduaneiros com o objetivo de reduzir prazos e custos; e o financiamento e garantia às exportações por intermédio do aperfeiçoamento e aumento de recursos para o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), o BNDES-Exim e o Seguro de Crédito à Exportação, assim como o aperfeiçoamento de mecanismos e regime tributários para o apoio ao setor. “Nós temos vários desafios, mas um dos principais é a descentralização, uma vez que as exportações acontecem, sobretudo, nas regiões Sudeste e Sul do país. O Ministério está disposto a ouvir as empresas brasileiras e suas reivindicações”, afirmou.

Em seguida, o diretor da AMCHAM-Brasil, Pedro Santos, reiterou a importância do Plano Nacional de Exportação, mas destacou que é preciso tirar esses planos do papel. “O Brasil precisa ter previsibilidade, ou seja, é necessário definir metas, e que essas permaneçam por um tempo determinado, para que o setor privado tenha segurança em investir no país”, destacou.

Para encerrar, o presidente da AEB, José Augusto de Castro,  destacou que o comércio exterior já está ganhando espaço na agenda do governo. “Nesta quarta-feira (29) eu participarei em Brasília da segunda reunião do Conex (Conselho Consultivo do Setor Privado da Câmara Brasileira de Comércio Exterior), isso mostra uma preocupação e dedicação do ministro Armando Monteiro com o comércio exterior, mas se nós queremos exportar, precisamos criar condições para que as empresas tenham condições efetivas de usar as linhas de crédito disponíveis para eles”, pontuou.

Castro salientou ainda que nesta edição do ENAEX estão confirmadas as presenças do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do Ministro do MDIC, Armando Monteiro. “Há anos não tínhamos a participação de um ministro da Fazenda no ENAEX, isso indica a preocupação com o setor que, infelizmente vem perdendo mercado, no ano passado caímos da 22ª posição para a 25ª no ranking de países exportadores. A exportação de manufaturados em 2015 vai atingir seu nível mais baixo desde 2006, chegando a aproximadamente US$ 73 bilhões. Não podemos esperar que as coisas se resolvam sozinhas. Temos que voltar ao passado, quando o setor de manufaturados eram 50% da pauta de exportações”, finalizou.

Na ocasião o vice-presidente da entidade, Fabio Faria, apresentou o projeto do Enaex e anunciou que pela primeira vez o evento contará com um estande da Receita Federal, onde os participantes poderão tirar suas dúvidas. O ENAEX 2015 acontece dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Este ano o tema central será “AEB 45 anos em prol da competitividade no comércio exterior”. As inscrições, gratuitas, já estão abertas no site www.enaex.com.br.

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *