A fome no Brasil avança cada vez mais rápido. É o que mostra um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), divulgado nesta quarta-feira (8/6). De acordo com a pesquisa, o país possui atualmente 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente. O número representa quase o dobro do contingente de 2020 e um retorno à situação da década de 1990.

Em números absolutos, são 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país. Os dados pertecem ao 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede PENSSAN.

“A continuidade do desmonte de políticas públicas, a piora no cenário econômico, o acirramento das desigualdades sociais e o segundo ano da pandemia da Covid-19 tornaram o quadro desta segunda pesquisa ainda mais perverso”, explica a entidade.

A pesquisa ainda mostrou que 125,2 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar, número que corresponde a mais da metade (58,7%) da população do país.

O levantamento sobre a fome no Brasil foi realizado entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir de entrevistas feitas em 12.745 domicílios, distribuídos em áreas urbanas e rurais de 577 municípios das 27 unidades da federação.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *