O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou nesta terça-feira (19/4) o Panorama da Economia Mundial – considerado o seu principal relatório anual. A projeção de crescimento global é de 3,6%, e está 0,8 ponto percentual abaixo do esperado em janeiro de 2021. A queda do índice é motivada principalmente pela guerra na Ucrânia, que provocou sanções contra à Rússia e a piora do quadro inflacionário mundial.
De acordo com o relatório, o Brasil é uma da poucas economias a ter um ligeiro aumento em relação à projeção anterior, realizada em janeiro: 0,8%., em comparação a 0,3%, porém, abaixo dos 2% estimados pelo governo brasileiro.
O FMI estima que o conjunto das economias dos países desenvolvidos deve crescer 3,3% neste ano.
“Espera-se que a atual guerra na Ucrânia e as sanções sobre a Rússia reduzam o crescimento global em 2022 por meio de diferentes impactos diretos”, comunicou o FMI.
O Fundo citou cinco fatores que pensam sobre as projeções da economia: a guerra, o aperto monetário e a volatilidade do mercado financeiro, o espaço fiscal reduzido pela economia, a desaceleração da China e a pandemia combinada com o acesso às vacinas.