A taxa de desocupação no país recuou para 11,2% no trimestre encerrado em fevereiro de 2022. O índice representou uma variação de 0,4 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior (11,6%).
Trata-se da menor taxa de desemprego para um trimestre encerrado em fevereiro desde 2016. O país já soma 12 milhões de desempregados. Na comparação com o último trimestre, o número de pessoas em busca de trabalho caiu 3,1%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (31) pelo IBGE. A estimativa do consenso Refinitiv era de uma taxa de desemprego a 11,4% no trimestre encerrado em fevereiro.
A coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, afirmou que a retração na taxa de desocupação reflete a tendência de queda observada nos últimos trimestres.
“No trimestre encerrado em fevereiro, houve retração da população que buscava trabalho, o que já vinha acontecendo em trimestres anteriores. A diferença é que nesse trimestre não se observou um crescimento significativo da população ocupada”, explicou.