Instagram, Facebook e Twitter estão inacessíveis na Rússia. As duas primeiras redes sociais pertencem à gigante norte-americana Meta. O Instagram foi o último a ser bloqueado no país envolvido em conflito com a Ucrânia, a partir desta segunda-feira (14/3).
O governo russo afirmou que os usuários tiveram 48 horas para transferir suas fotos e vídeos para outras redes sociais. O Facebook tinha 7,5 milhões de russos inscritos e o Instagram, 80 milhões. A Meta perderá a receita publicitária proveniente do quinto maior mercado mundial, a Rússia, que ficava atrás somente de Estados Unidos, Índia, Brasil e Indonésia, respectivamente.
Os bloqueios foram realizdados após o governo de Vladmir Putin ter acusado as redes sociais de incitarem os usuários à violência contra os russos. A Meta chegou a mudar temporariamente suas regras para permitir que os internautas defendessem atos de violência contra russos.
O site do Instagram, porém, consegue ser acessado por uma rede privada virtual (VPN), que mascara o endereço real de internet do usuário, permitindo burlar a censura. Trata-se da rede mais popular entre os jovens russos.