Os sites da Americanas e do Submarino – controlados pela Americana S.A. – estão fora do ar desde a madrugada deste domingo (20/02). A causa mais provável da queda das páginas é um ataque hacker. A empresa informou que “voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce” depois de identificado um “acesso não autorizado”.
O internauta que tentar entrar nos dois endereços encontra um aviso de que o serviço está indisponível devido a uma “falha de DNS”.
“O servidor está temporariamente impossibilitado de atender sua solicitação. Por favor, tente novamente mais tarde”, afirma a mensagem.
Usuários relatam, porém, que não conseguem acessar o aplicativo desde quinta-feira à noite (17/02) . A Americanas S.A comunicou que, ainda que “atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”.
As lojas físicas seguem em operação normal. Os aplicativos das duas marcas também podem ser acessados, mas o consumidor encontra problemas para pesquisar produtos e realizar compras.