O FBI criou uma equipe espcialmente voltada para investigar crimes envolvendo criptomoeadas. A National Cryptocurrency Enforcement Team (NCET) foi anunciada pela vice-procuradora-geral Lisa Monaco durante a Conferência de Segurança Cibernética de Munique, na Alemanha. Ela disse que a unidade vai realizar sua própria análise em blockchains e também vai ter o poder de apreender ativos de envolvidos em crimes.

“Acho que estamos enviando uma mensagem de que criptomoedas e moedas virtuais não devem ser consideradas um porto seguro”, afirmou.

A equipe do FBI se concentrará em mixers (serviço que mistura ativos digitais para dificultar o rastreamento), exchanges e outros tipos de provedores de infraestrutura de ativos digitais que possam permitir “o uso indevido criminoso de criptomoedas”.

Além disso, os agentes vão analisar o ransomware. Segundo o FBI, as autoridades policiais devem “quebrar modelos de negócios” que lançam esse tipo de ataque virtual.

O Departamento de Justiça já havia lançado sua própria equipe focada em criptomoedas no final de 2021, composta por especialistas em combate à lavagem de dinheiro e crimes cibernéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *