O Carrefour Brasil teve queda de 18% no lucro líquido no balanço do terceiro trimestre de 2021, somando R$ 621 milhões, divulgou a empresa. No entanto, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização ajustado, aumentou 10,9% no trimestre, para R$ 1,484 bilhão. Já a margem Ebitda cresceu 0,2 pontos percentuais, para 7,9%.
De acordo com o Carrefour Brasil, o resultado vem “da combinação do desempenho acima do esperado nas novas lojas do Atacadão com a contínua tendência de melhora do Banco Carrefour, o que comprova a resiliência de nosso ecossistema”.
A empresa é dona da maior bandeira de atacarejo do país, o Atacadão, que registrou ligeira queda nas vendas. O recuo foi de 1,8% na comparação ao ano anterior, durante o qual o Atacadão apurou um crescimento de 25,8%. As vendas virtuais de produtos alimentares no Atacadão representaram 56% do volume total de vendas de produtos alimentares do grupo.
Para os analistas, o resultado do grupo mostra a queda do poder de compra da população diante da inflação de alimentos da cesta básica, que chegou a 14,7% em 12 meses.