A cervejaria Ambev, dona das marcas Brahma, Skol e Stella Artois, anunciou que vai reajustar os preços das cervejas. De acordo com empresa, o aumento deve ocorrer em outubro e faz parte da estratégia da companhia.
“A Ambev faz, periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos e as mudanças variam de acordo com as regiõregiões, marca, canal de venda e embalagem”, comunicou à imprensa a companhia, que ainda não informou o valor do reajuste dos preços nem se devem ser aplicados somente no on trade, ou seja, em bares e restaurantes.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) informou que o aumento “deve vir alinhado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, que gira em torno de 10%”.
A empresa não associou o reajuste à pressão inflacionária, mas os custos de produção seguem aumentando. No consolidado de sua operação, por exemplo, a escalada do custo dos produtos vendidos (CPV) por cada hectolitro cresceu quase 16% no acumulado de 12 meses, no fim do segundo trimestre.
De acordo com o IPCA, os preços da cerveja para consumo no domicílio aumentou 0,29% em agosto, 3,49% no ano e 7,62% no acumulado em 12 meses. No caso da cerveja consumida fora do domicílio, a elevação foi de 0,05% ao mês, de 3,14% no ano e de 5,94% no acumulado em 12 meses.