O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou a projeção para a inflação de 2021 para 7,1%. A meta anterior era de 5,9%, bem acima do teto da meta do Banco Central. O centro da meta oficial da inflação em 2021 é de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para o ano de 2022, o Ipea calcula uma alta do IPCA de 4,1%, contra objetivo de 3,50%, também com margem de 1,5 ponto. Os especialistas do instituto acreditam que as taxas de inflação brasileiras seguem bastante pressionadas devido a uma combinação de aceleração de preços monitorados, inflação de alimentos e bens industriais em patamares elevados.

A Carta de Conjuntura do Ipea declara que “as sucessivas altas das cotações das commodities no mercado internacional e os eventos climáticos adversos – a longa estiagem e a ocorrência de geadas em regiões de produção agrícola – surpreenderam negativamente e desencadearam novos aumentos de preços de alimentos e de energia”.

A perspectiva de continuidade de alta nos preços dos alimentos no mercado internacional, especialmente das proteínas animais, aliada à variação recente maior que prevíamos, elevou a projeção de alimentos no domicílio de 5,0% para 6,9%, explicou o instituto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *