A fuga de investidores do Brasil tem marcado o mercado financeiro nos últimos dias. Houve perda de valor nas ações de empresas na Bolsa de Valores e uma considerável desvalorização do real. Para os analistas, a crise de confiança no país por parte de investidores é o motivo da alta do dólar e das quedas na Bolsa de Valores.
A cotação do dólar continua a subir, e atingiu ontem (19/8) R$ 5,42. Trata-se de um termômetro da saída de dólares do país. A presença de variantes da Covid-19 no país e a alta dos juros nos Estados Unidos também estão influenciando o mercado.
“O que está acontecendo no Brasil, é uma saída de capitais. Não é só capital de estrangeiros que estavam no Brasil que estão indo embora. Tanto o estrangeiro quanto o nacional estão com medo do Brasil. Como no começo do ano, a inflação estava mais baixa e a economia estava dando sinais de recuperação. Na sequência, isso melhorou as contas públicas. Então, tinha-se a ilusão de que o Brasil estava relativamente bem”, afirma Simão Davi Silber, professor do Departamento de Economia da USP.
O especialista vê na inflação alta um dos principais motivos da instabilidade. Uma ida até os mercados mostra o efeito da alta do dólar sobre o preço do trigo e sobre os alimentos em geral; além da gasolina
“Só que depois a inflação disparou. O governo perdendo credibilidade. Ele falseou na regra fiscal, querendo parcelar precatórios e, dada a perda de popularidade do governo, a criação de uma Bolsa Brasil – que seria o novo nome do Bolsa Família de maior porte. Então, tudo isso coloca em risco o teto do gasto. Eu diria o seguinte: você tem, vamos dizer, o caldo de cultura perfeito para quem for avesso a isso fugir do Brasil”, resume.
De maneira geral, a pandemia trouxe medo em todo planeta, mas a fuga daqui foi maior do que de outros mercados parecidos com o brasileiro. Um estudo recente comparou a trajetória da moeda brasileira com a das moedas do Chile, México, Rússia, Colômbia e África do Sul. De janeiro de 2020 para cá, o real se descolou da trajetória média das moedas dos outros países.