O Monitor do PIB divulgado nesta terça-feira (17) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica uma queda de 0,3% no segundo trimestre de 2021 em comparação ao trimestre anterior. O mês de junho registrou o crescimento de 1,2% em relação a maio deste ano.
Na comparação com o mesmo período de 2020, o segundo trimestre de 2021 registrou alta de 12,1%. A comparação entre junho de 2020 e deste ano, houve crescimento de 10,1%. Deve-se observar, porém, que foi o período de maior impacto da pandemia do coronavírus na economia brasileira.
Na comparação interanual, todas as atividades econômicas apresentaram resultados positivos, exceto a agropecuária. Segundo a FGV, foi dado destaque ao comparativo na série trimestral interanual por apresentar menor volatilidade do que as taxas mensais e aquelas ajustadas sazonalmente, permitindo melhor compreensão da trajetória de seus componentes.
“A economia apresentou retração de 0,3% no segundo trimestre comparado ao primeiro, evidenciando que houve certo otimismo com o resultado do primeiro trimestre, mostrando que ainda há um longo caminho para a retomada mais robusta da economia,” explicou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.