O Fundo Monetário Internacional (FMI) comunicou que revisou para cima a projeção do PIB do Brasil para 2021. Pelas novas estimativas, a instituição espera uma alta de 5,3% da economia brasileira este ano.
Houve uma elevação de 1,6 ponto percentual na comparação com a estimativa de 3,7% de crescimento, publicada em abril. Com a maior alta esperada para este ano, a projeção para 2022 foi reduzida em 0,7 ponto, de 2,6% para 1,9%.
A projeção do PIB pelo FMI foi publicada hoje (27/7) na edição de julho do relatório World Economic Outlook. No entanto, o crescimento da economia global não sofreu alterações na estimativa de alta de 6% para 2021, subindo para 4,9% em 2022 (+0,5 p.p.).
Segundo o FMI, as projeções brasileiras melhoraram por conta de resultados de atividade econômica acima do esperado no primeiro semestre de 2021 e demonstração de força de exportações, em especial de commodities. O México, por sua vez, se beneficia do avanço da economia dos Estados Unidos, seu principal parceiro econômico.