As pessoas que tiveram negado o pedido da nova rodada do auxílio emergencial em 2021 já podem recorrer pelo site da Dataprev. O prazo varia conforme a data em que o cidadão recebeu a resposta do governo. Até o dia 22/4 é possível contestar a negativa se a pessoa teve resposta a seu pedido no sábado passado (10/04).
Todos os meses o governo fará checagem de dados dos beneficíarios para confirmar se todos ainda estão dentro dos critérios do benefício. Por isso, algumas famílias podem parar de receber o auxílio, mesmo que tenham ganho alguma parcela anterior. Um exemplo é se uma pessoa da família conseguiu um emprego.
No entanto, outras famílias podem ser incluídas de maneira automática nessa revisão mensal caso fique contatado que estão cumprindo as exigências. O site para contestar a negativa do governo é o mesmo para a consulta do auxílio: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/.
Caso o status seja “”negado”, aparecerá automaticamente o botão “contestar análise”, no qual a pessoa deve clicar para fazer o pedido de contestação.