Em 2020, 20 estados brasileiros registraram recorde da taxa média de desemprego, principalmente devido aos impactos negativos da pandemia do coronavírus. Os dados foram divulgados hoje (10/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Rio de Janeiro foi o único estado fora do Norte e Nordeste onde o nível de ocupação ficou abaixo de 50%, ou seja, com mais da metade da população em idade economicamente ativa desocupada. O total de estados nessa situação chega a 15. O nível de ocupação mais baixo foi registrado no estado Alagoas.
Os números apontam que os resultados regionais acompanharam a média nacional. Na última semana de fevereiro, a taxa média anual de desemprego do país atingiu 13,5%, a maior de toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
As maiores taxas de desemprego foram registradas nos estados do Nordeste e as menores, no Sul. Foram sete os estados onde a taxa de desemprego média do ano não bateu recorde: Pará, Amapá, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, e Santa Catarina.