O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou hoje (26/01) suas estimativas para a economia mundial. A versão mais recente do relatório World Economic Outlook estima que a economia global caiu 3,5% no ano de 2020. O índice representa uma melhora em relação à projeção feita em outubro, que estimava uma queda de 4,4%.
Houve uma nova melhora também nas estimativas para o Brasil: o FMI agora vê uma queda de 4,5% no PIB brasileiro de 2020, menor do que os -5,8% previstos em outubro.
Os números oficiais do PIB de 2020 serão divulgados no dia 3 de março pelo IBGE.
“Apesar do alto e crescente custo humano da pandemia, a atividade econômica parece estar adaptando-se a atividades intensivas de contato moderadas com o passar do tempo. Finalmente, medidas adicionais anunciadas no final de 2020 – principalmente nos Estados Unidos e no Japão – são esperadas para fornecer mais apoio em 2021–22 à economia global”, comunicou o FMI.
O relatório alerta que, “ainda que as recentes aprovações de vacinas tenham aumentado as esperanças de uma reviravolta na pandemia ainda este ano, renovadas ‘ondas’ e novas variantes do vírus representam preocupações para as projeções”.
Por isso, “em meio a uma incerteza excepcional”, o FMI projeta um crescimento de 5,5% na economia global em 2021, índice um pouco acima dos 5,2% estimados em outubro. Para 2022, a estimativa de crescimento é de 4,2%.