O governo de São Paulo decidiu restringir o funcionamento do comércio em várias regiões do estado para frear o avanço da covid-19. A partir da próxima segunda, 25 de janeiro, nos dias úteis, somente os serviços essenciais poderão funcionar de 20h às 6h. Entre estes serviços, estão incluídos os mercados, as farmácias e os postos de gasolina. Aos sábados e domingos, shoppings, parques, bares e restaurantes devem ficar fechados. As novas regras valem até 8 de fevereiro.
A Grande São Paulo está na fase 2 laranja, em que o comércio pode funcionar com capacidade reduzida, de 40%. A volta às aulas na rede estadual, que estava prevista para 1º de fevereiro, foi adiada para 8 de fevereiro. A autorização para as escolas particulares e municipais retornarem às aulas no dia 1º de fevereiro, porém, foi mantida.
Seis regiões do estado regrediram à fase vermelha da classificação: Franca, Presidente Prudente, Barretos, Bauru , Sorocaba, Taubaté.
A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que bares poderão funcionar na fase laranja apenas se operarem como restaurantes, caso sirvam comida para clientes sentados.