A Caixa Econômica Federal (CEF), a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e o Banco Pan firmaram nesta quarta-feira (29) um acordo que prevê taxas especiais para financiamento de veículos para pessoas físicas em mais de sete mil concessionárias que atuam em território nacional. Para o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, o acordo de integração ajudará o setor, principalmente em uma fase em que o mercado se mostra recessivo, com o crédito sendo um dos fatores que contribuem para isso, além de outras variantes que ocorrem no País.
“A Fenabrave representa 7.200 revendedores pulverizados no Brasil e 52 marcas, com 70% dos veículos financiados. Entendemos que essa parceria facilitará o processo e que vamos avançar nas vendas baseados nessa nova ferramenta.” O “Acordo de Apoio de Final de Ano às Concessionárias” permite o pagamento da primeira parcela depois do Carnaval de 2015, além de viabilizar o terceiro Salão Auto Caixa em dezembro – evento que normalmente é realizado apenas duas vezes ao ano.
Entram no acordo o financiamento veículos automotivos nacionais, carros importados e pick-ups, além de motocicletas.
A Caixa possui 50% das ações do Banco Pan (antigo Panamericano), e vai atuar por meio deste banco, que tem hoje uma linha de financiamento para a compra de carros novos e usados com taxa a partir de 0,93% ao mês, contra uma taxa média de 1,5% ao mês praticado no mercado.
Pelo acordo, a Caixa poderia, além de financiar os clientes, oferecer linhas de crédito mais barato aos próprios revendedores, com capital de giro para décimo terceiro salário e outras despesas de fim de ano, com taxas a partir de 1,35% ao mês e prazo de até 36 meses para pagar, além de antecipação de recebíveis com taxas a partir de 1,25% ao mês.
Para as pessoas jurídicas, a Caixa facilitará o crédito para renovação de frotas, com novos prazos para pagamento e antecipação de recebíveis. Segundo o vice-presidente de Negócios Emergentes da Caixa, Fábio Lenza, o acordo é importante porque renova uma parceria iniciada em 2012, quando firmaram o primeiro acordo para disponibilizar crédito com taxas acessíveis para o setor de veículos e motocicletas.
“Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com as concessionárias, por meio de produtos e ações diferenciadas para o setor de veículos, e aumentar as vendas até o final do ano, sendo um dos principais parceiros do setor de automóveis tanto financiando o tomador final quanto às concessionárias nas suas despesas do dia a dia”, disse.
O acordo vem se juntar às medidas anunciadas pelo governo em agosto, de manter a redução parcial do IPI e liberar uma parte dos depósitos compulsórios (recursos dos bancos que ficam retidos no BC) para o crédito bancário.
Fonte: Portal Brasil / Agência Brasil / Fenabrave