Pietro Novellino é Cidadão Honorário do Rio de Janeiro

pietro2O cirurgião Pietro Novellino (foto), presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), recebe hoje, na Câmara de Vereadores, às 18h, o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro pelos serviços prestados no magistrado e na medicina.

Novellino, 81 anos, nasceu em Casaletto Spartano, Salerno, Itália, é formado pela Faculdade Nacional de Medicina, da Universidade do Brasil (atual UFRJ). Membro titular da Academia Nacional de Medicina desde 1982, ocupou vários cargos de diretoria, vice-presidente (2001- 2003) e presidente (2003-2005 e 2009-2011). É livre-docente em cirurgia pela UFRJ, chefe do serviço de cirurgia endócrina do Instituto Estadual de Endocrinologia e Diabetes, professor titular e emérito de cirurgia da Escola de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), chefe de serviço de cirurgia do Hospital Gaffrée-Guinle e foi reitor da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UniRio) entre 2000 e 2004.

Membro, como titular ou emérito, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões da Sociedade Sul-Americana de Doenças da Tireóide, do Colégio Internacional de Cirurgiões, da Academia Brasileira de Medicina Militar, da Academia Brasileira de Educação, da Academia Fluminense de Medicina, da Academia Brasileira de Médicos Escritores, honorário da Academia Amazonense de Medicina e correspondente da Real Academia de Medicina da Espanha.

Novelino foi condecorado com as medalhas do Mérito Naval (Comendador), do Mérito Aeronáutico (Comendador), do Mérito professor Clementino Fraga, medalha Pedro Ernesto,  de Honra da Inconfidência, de prata da Academia Nacional de Medicina de França,  da Academia de Medicina de Portugal e Mérito da Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Conselheiro Emérito do Conselho de Minerva da UFRJ, recebeu homenagem especial do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e os prêmios Personalidade Educacional do Ano,  e Dom Quixote. Ganhou o  diploma de Honra ao Mérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e o título de Acadêmico do Ano (2009) da Academia Fluminense de Medicina.

Fonte: Blog Planeta Business

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *