Combustível mais caro faz lucro da Ryanair cair 8% no ano fiscal

economiaO lucro líquido atribuível aos controladores da companhia aérea irlandesa Ryanair chegou a 522,8 milhões de euros no ano fiscal de 2014. A cifra representou queda de 8,2% ante o exercício anterior. O ano fiscal da empresa vai de abril a março.

A receita líquida, por outro lado, cresceu 3,1% e atingiu 5,04 bilhões de euros. O grupo transportou 81,7 milhões de passageiros no período, aumento de 3%. A maior parte dessa melhora foi observada no segundo semestre, quando as tarifas foram reduzidas, de acordo com o relatório da administração divulgado nesta segunda-feira.

A soma de custos e despesas da companhia chegou a 4,38 bilhões de euros, alta de 5,1%, acima do ritmo de expansão do faturamento. O principal responsável por esse incremento foi o gasto com combustível de aviação, que subiu 6,8% e terminou o ano fiscal em 2,01 bilhões de euros.

“Me desaponta ver nosso lucro caindo mais de 8%, mas reagimos rapidamente ao cenário de combustível mais caro e de desvalorização da libra esterlina ao impulsionar a demanda pelos nossos voos com o barateamento das passagens, o que aumentou o tráfego em 4% no segundo semestre”, explicou Michael O’Leary, presidente da Ryanair, em nota.

No atual ano fiscal, que termina em março de 2015, a aérea de baixo custo espera ver crescimento de 4% no transporte de passageiros, para 84,6 milhões de pessoas. A taxa de ocupação é projetada em 85%, alta de 2 pontos percentuais, apesar do reajuste para cima de 2% no preço das passagens.

Se no exercício anterior a irlandesa viu o grande impulso em seu balanço aparecer na segunda metade, é o primeiro semestre que vai reforçar seu resultado neste ano fiscal, disse a empresa. O lucro líquido é estimado entre 580 milhões de euros e 620 milhões de euros para os 12 meses.

Apesar do balanço mais fraco, as previsões divulgadas pela Ryanair animaram o mercado. Há pouco, as ações da companhia avançavam 7,76% na bolsa de Londres e eram cotadas em 6,84 euros.

Fonte: Valor Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *