O grupo suíço produtor de chocolate Lindt & Sprüngli anunciou nesta terça-feira um lucro líquido recorde em 2013 e a criação de uma filial no Brasil, a primeira na América do Sul.
No ano fiscal de 2013, o lucro líquido do grupo registrou alta de 23,7% e alcançou o valor recorde de 303 milhões de francos suíços (345 milhões de dólares).
Em janeiro, o grupo, conhecido pela marca Lindor, entre outras, anunciou um aumento de 8% nas vendas em 2013, a 2,8 bilhões de francos suíços
(3,2 bilhões de dólares).
Apesar do ambiente econômico difícil no sul da Europa, a empresa com sede em Kilchberg, às margens do lago de Zurique, ganhou participação de mercado nas economias emergentes.
Aproveitando a divulgação dos resultados anuais, o grupo suíço anunciou a criação de uma ‘joint venture’ com a brasileira CRM Group, que controla a marca Kopenhagen, com o nome Lindt & Sprüngli (Brazil).
Com a nova entidade, na qual a Lindt terá participação de 51%, o grupo quer desenvolver a própria rede de distribuição no Brasil, com abertura de
lojas em pontos importantes do país.
A criação da primeira filial da Lindt na América do Sul “deve ser entendida como uma prova clara do compromisso a longo prazo da Lindt & Sprüngli com o quinto mercado de chocolate do mundo, assim como de sua intenção de prosseguir com a expansão a novos mercados emergentes”, afirma o grupo em um comunicado.
Para 2014, o grupo ressalta os desafios provocados pela volatilidade dos preços das matérias-primas e das divisas.
Mas a empresa afirmou que espera um bom resultado graças a sua posição no mercado ‘premium’ e cumprir com seus objetivos a longo prazo.
Fonte: UOL